Menina Marina

' Senhor eu nunca mais serei a mesma , pois o teu amor me libertou . ande comigo Deus até mesmo em palavras . '

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por que ensinar por palavras?


O discípulo aproximou-se de seu mestre, que se encontrava sentado apreciando a luz da lua numa bela noite de verão, e o interrompeu com uma grande dúvida:
“Mestre, aprendi que confiar nas palavras é ilusório; e diante das palavras, o verdadeiro sentido surge através do silêncio.
Mas vejo que as escrituras e as recitações são feitas de palavras; que o ensinamento é transmitido pela voz. Se a iluminação está além dos termos, por que os termos são usados para defini-la?”
O velho sábio respondeu:
“As palavras são como um dedo apontando para a Lua; trate de olhar para a Lua e não para o dedo que a aponta.”
O discípulo replicou: “Mas eu não poderia olhar a Lua, sem precisar que algum dedo alheio a indique?”
“Poderia,” confirmou o mestre, “e assim você fará, pois ninguém mais pode olhar ela por você. As palavras são como bolhas de sabão: frágeis e inconsistentes, desaparecem quando em contato prolongado com o ar. A Lua está e sempre esteve à vista. A iluminação é eterna e completamente revelada. As palavras não podem revelar o que já está revelado desde o princípio.”
“Então,” perguntou o discípulo,” por que os homens precisam que lhes seja revelado o que já é de seu conhecimento?”
“Porque,” completou o sábio, “da mesma forma que ver a Lua todas as noites faz com que os homens se esqueçam dela pelo simples costume de aceitar sua existência como fato consumado, assim também os homens não confiam na verdade já revelada pelo simples fato dela se manifestar em todas as coisas e momentos, sem distinção.
Desta forma, as palavras são um subterfúgio, um adorno para embelezar e atrair nossa atenção. E como qualquer adorno, pode ser valorizado mais do que é necessário.”
Os dois ficaram em silêncio durante um longo tempo só apreciando a noite, e então de súbito, o mestre simplesmente apontou para a lua; o discípulo entendeu e sorriu. =)
O verdadeiro ensinamento é aquele que faz você ter a impressão que já sabia tudo aquilo que “acabou de conhecer”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário